Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tipos de memória

  Há dois tipos de memória a de curto prazo e a de longo prazo. A memória de curto prazo é a que usamos para memorizar coisas por um curto período de tempo, dura alguns segundos ou minutos as vezes horas. Já a memória de longo prazo permanece por horas ou anos.
    Conforme atribuímos importância a uma determinada informação ela tende a ser retida pela memoria de longo prazo. Repetição também ajuda no processo de retenção é por isso que estudar demasiadamente determinado assunto ajuda na hora da prova.
     Além disso ela se apresenta de duas outras formas, explícita e implicitamente. A primeira refere-se ao conteúdo acessado conscientemente a outra àquele resgatado de forma inconsciente ou automáticos como, dirigir e andar de bicicleta.
    Existem também vários outros tipos mais específicos de memória. Para citar alguns exemplos temos:
Memória de trabalho
Usada para executar tarefas como guardar números de telefone antes de digitá-los por exemplo.
Memória sensorial
Está relacionada aos sentidos, visão, tato, olfato.
Memória de procedimento
Permite realizar tarefas complexas mesmo que inconscientemente, adquire-se através da padronização ou repetição de determinada atividade ex.: digitar sem olhar no teclado.
Memória de conhecimento
Geralmente de longo prazo, refere-se a conhecimento acumulado como de escola, universidade, trabalho e etc.

2 comentários:

  1. Gostei do seu blog parabéns
    tem um bom conteúdo
    http://soumaissomautomotivo.blogspot.com/
    Gostando siga e avise

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!
    Se não me engano tem uma memória, não lembro o nome, que é aquela que de tanto fazermos algo, nos acostumamos com esta e toda vez que realizamos a ação podemos até nos esquecer do que fizemos de tanto repetí-las. Como exemplo: a necessidade de beber algo, ir ao banheiro, etc.
    Gostei do blog, muito informativo.

    ResponderExcluir